7 ferramentas muito fáceis de usar em sala de aula

26/04/2016 15:07

APLICATIVOS DO GOOGLE, GRATUITOS, QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A USAR MESMO SEM SER UM EXPERT EM TECNOLOGIA.


1.    Google Acadêmico

Reúne trabalhos com certificações formais da academia. A ferramenta permite salvar pesquisas feitas no Google em uma biblioteca, para ler ou citar o artigo posteriormente. Além de compartilhar conteúdos, o professor e os estudantes podem armazenar artigos de autora própria.

2.    Google Drive
Vários usuários podem editar um documento ou uma planilha ao mesmo tempo. Apoia não só o trabalho colaborativo, em grupos, como o professor a acompanhar o desenvolvimento da tarefa e saber o que cada estudante produziu. O conteúdo é armazenado na nuvem. O usuário da conta começa com 15 GB de armazenamento gratuito para textos, fotos, desenhos, gravações. Outra vantagem: no Google Drive, o professor pode selecionar um trecho do texto e fazer uma pesquisa no próprio Google, para identificar o famoso copy+paste. Basta ter uma conta Gmail e selecionar a ferramenta na página de e-mail.

3.    Flubaroo
O Flubaroo é um aplicativo que permite inserir questões em um formulário. Isto é: criar um teste de múltipla escolha. Basta gerar um formulário no Google Drive e adicionar as questões. A ferramenta gera um gabarito que mostra resultados individualizados, ou seja, o professor vê o desempenho de cada estudante.

4.    Classroom
Aplicativo de sala de aula virtual, ajuda os professores a criar grupos e organizar tarefas e avaliar o desempenho de alunos. Os estudantes também podem criar e compartilhar documentos, com a aprovação do professor. Esse recurso está disponível apenas para instituições assinantes do Google Apps for Education.

5.    Hangout
O aplicativo de videoconferência permite que um convidado especial fale para a turma, de qualquer parte do planeta. A conversa pode ter participação de vários interlocutores e ter transmissão ao vivo. Depois, fica gravada no YouTube. A ferramenta também pode ser útil para alunos que precisam faltar à aula.

6.    Google Earth 
Além de literalmente mostrar qualquer lugar do mundo, o programa permite crie apresentações em cima das imagens. Por meio da ferramenta Street View, mais conhecida do público, também é possível acessar o Ocean View, que mostra imagens submarinas de várias partes do mundo.

7.    Instituto Cultural Google
Ferramenta parecida com o Street View, é voltada à localização de monumentos, museus, entre outros lugares e fatos de importância histórica. Com o aplicativo, os estudantes podem conhecer patrimônios da humanidade, “passear” por locais distantes, visitar exposições, criar acervos e compartilhar conteúdos.

 

fonte: https://www.arede.inf.br/