Curso gratuito para gestores escolares e coordenadores pedagógicos

13/05/2015 15:04

  

A aprendizagem deve ser um dos principais focos na gestão da escola, mas a direção e a coordenação pedagógica, com tantas outras demandas do dia a dia, às vezes podem deixá-la em segundo plano. Conseguir pensar a gestão escolar com foco na aprendizagem é, portanto, um grande desafio atualmente. Para superá-lo, a Fundação Lemann, em parceria com a Elos Educacional, está lançando mais uma turma do curso Gestão para a Aprendizagem.

.Totalmente gratuito e direcionado para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, o curso pretende formar gestores que sejam líderes transformadores da escola e queiram fazer a diferença no aprendizado dos seus alunos, garantindo excelência e equidade em suas salas de aula. Na prática, o curso pretende proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir, planejar e implementar ações que irão favorecer uma cultura de altas expectativas com relação a aprendizagem dos alunos.

O que o curso oferece

O curso vai durar um ano e será dividido em uma etapa presencial inicial, dois módulos temáticos à distância e uma etapa de implementação de plano de ação em suas escolas, acompanhada pelos formadores. No momento presencial, os participantes conhecerão os formadores, a plataforma do curso e parte dos conteúdos, além de terem a possibilidade de debater sobre a importância do papel do gestor como líder na aprendizagem dos alunos.

O primeiro módulo, já a distância, será comum a todos os cursistas e abordará o tema Gestão Estratégica. Ao final do primeiro módulo, as duplas participantes escolherão um dos seguintes temas para prosseguir seus estudos no segundo módulo:

  • Gestão Pedagógica e Planejamento
  • Gestão Pedagógica e Formação de Professores
  • Gestão de Pessoas e Clima Escolar
  • Gestão de Pessoas e Liderança
  • Gestão de Resultados

A terceira etapa do curso ocorrerá de fevereiro a junho de 2016 e será focado na implementação de plano de ação na escola pela equipe gestora, com acompanhamento de um dos formadores do curso.

Como participar do curso

Se você quer implementar ações de impacto em sua escola para melhorar o aprendizado dos seus alunos, esse curso é para você!

Mas lembre-se, esse curso é voltado para o diretor e o coordenador pedagógico da escola, portanto a inscrição deve ser feita pela dupla. Não serão aceitas inscrições de gestores individualmente. A equipe gestora que deseja se candidatar ao processo seletivo para o curso deve preencher este formulário online.

As equipes gestoras serão selecionadas com base no seu potencial para serem líderes transformadores, o qual será avaliado a partir das respostas ao questionário de inscrição. Haverá ainda a necessidade de comprovação da função por meio de documentação a ser enviada junto ao formulário de inscrição.

Serão selecionados aproximadamente 700 participantes, ou seja, 350 duplas gestoras, para participar do curso. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio.

Mais informações no edital do curso disponível aqui.

Como tudo começou

O curso Gestão para a Aprendizagem foi criado em 2013 a partir da experiência acumulada  pela Fundação Lemann na formação de diretores e pelas coordenadoras do curso (fundadoras da Elos Educacional) em sua atuação como gestoras na rede pública de ensino. As fundadoras da Elos, Silvana Tamassia e Claudia Dalcorso, puderam enquanto gestoras implementar ações que se traduziram em melhorias na escola onde atuaram, o que lhes rendeu o prêmio de Gestoras Nota 10 em 2007, pela Fundação Victor Civita.

O curso foi oferecido em 2013 para escolas do estado de São Paulo, sendo parte delas totalmente à distância e parte com acompanhamento in loco. A partir desta experiência, o curso passou a ser totalmente online e foi estendido em 2014 para todo o Brasil, tendo atualmente 82 escolas em 8 estados participantes: Rondônia, Bahia, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.


Fonte: blog.qedu.org.br