Escolas Conectadas: programa de formação online oferece cursos certificados a educadores do país

26/02/2016 15:37

A Fundação Telefônica Vivo, que desde 2013 oferece oportunidades formativas para professores com atuação em contexto rural, a partir de 2016 amplia suas perspectivas: passa a se dedicar ao público de educadores tanto do campo quanto da cidade. Neste ano, o programa se encarrega da missão de fortalecer a cultura de inovação nas escolas públicas brasileiras.

Segundo Patrícia Behling Schäfer, doutora em Informática na Educação e parceira executora do Escolas Conectadas, o intuito é abrir novas possibilidades pedagógicas e proporcionar novos caminhos para a educação. “Trazemos para a plataforma tanto temáticas transversais como específicas do campo ou da cidade; e a tecnologia e a conectividade dão suporte para todas as ofertas”, esclarece.

Antes de inciar a oferta de cursos, há três anos, a equipe realizou um mapeamento de assuntos interessantes aos professores – sondagem que é reavaliada a cada nova inclusão – e preparou as aulas online de acordo com as temáticas identificadas. Assim, em conjunto, é possível entender e contemplar as expectativas e os anseios dos participantes. “No primeiro ano”, conta Patrícia, “tivemos diversas formações presenciais, o que proporcionou um contato privilegiado com o nosso público e permitiu que, em 2014, nos concentrássemos na formação online”.

Em termos de estrutura, a plataforma muda pouco. Continua a oferecer duas modalidades, disponíveis para professores de escolas públicas, tanto de contextos urbanos como rurais, que tenham acesso à internet: Cursos com especialistas (40 horas, em vez de 30, como era antes) e Faça você mesmo (15 horas). Todos os cursos são certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, parceira da Fundação Telefônica no programa: a carga horária dos cursistas é somada e enviada por e-mail no final do ano.

 

Fonte: https://fundacaotelefonica.org.br/noticias