MEC lança plataforma com simulado e 'MECflix' para candidato do Enem

06/04/2016 11:26

O ministro da educação Aloisio Mercadante anunciou ontem, (05/04) em cerimônia no palácio do planalto o lançamento do portal e aplicativo Hora do Enem (https://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem).

Trata-se de uma plataforma on line em que os alunos do ensino médio poderão fazer simulados e resolver exercícios. A partir do dia 30 estará disponível também a "MECflix" uma biblioteca de videoaulas sobre os conteúdos que caem na prova.

A inscrição para o primeiro simulado acontecerá dia 30/04, a partir da meia noite até as 20 horas, no entanto, o aluno terá 4horas a partir do acesso à plataforma para fazer a prova, com 80 questões. A redação ainda não está incluída no teste.

A prova poderá ser feita por meio de celular, tablets, notebooks e computadores

De acordo com o ministro, o sistema constitui um "piloto" para verificar a possibilidade de o Enem passar a ser aplicado online. Outras vantagens ressaltadas pelo ministro é com relação ao diagnóstico que o sistema oferece ao aluno de conhecer em que precisa melhorar, além de um plano individualizado de estudos, que leva em conta a concorrência do curso e da universidade.

A estimativa é que com uma dedicação do aluno, diária de 2h e meia por dia, é possível melhorar o desempenho em até 30%.

A partir de maio, a TV Escola, canal público do ministério, vai contar com A Hora do Enem em sua grade de programação diária com duração de meia hora. O programa vai contar com dicas de especialistas, resoluções de exercícios por parceiros do setor educacional e comentários de professores. 

O programa irá ao ar diariamente, no horário de 18 horas, com reprise às 7h e às 13h, e deverá ser transmitidos por outros 40 canais comunitários, universitários e legislativos.