Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti

04/05/2016 13:24

O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti é voltado a todo o sistema educacional brasileiro. Esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus. O concurso escolherá vídeos de até 90 segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras. 

TEMA 
O tema do concurso é Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti. Assim, as produções deverão considerar o trabalho desenvolvido em cada escola ou unidade de ensino a partir da Semana Pesquisar e Conhecer Para Combater e Aedes Aegypti - 4 a 9 de Abril: Família na Escola. 

Como participar 
Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e nível de ensino. O vídeo deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até três alunos. As categorias/níveis são: 

Os vídeos devem ter, no máximo, 90 segundos de duração, incluindo os créditos. As imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 23 de maio até 31 de maio de 2016. 

Clique aqui para acessar o regulamento - Edital.

Vencedores 
O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti será dividido em duas etapas: Etapa Regional e Etapa Nacional. 

Na Etapa Regional, a concorrência será entre os vídeos inscritos em cada categoria/nível por unidade da federação. A Comissão Técnica indicará cinco finalistas em cada categoria/nível e a Comissão Julgadora Final escolherá os vencedores em cada categoria/nível por unidade da federação. 

Os vídeos vencedores em cada categoria/nível de cada unidade da federação concorrerão na etapa nacional que elegerá dois vencedores em cada nível/modalidade: um vencedor escolhido pela Comissão Julgadora Final e um vencedor indicado por Júri Popular. 

Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados a serem entregues em cerimonia realizada na unidade da federação de origem. Os vencedores da etapa nacional serão agraciados com certificados que serão entregues em cerimônia a ser realizada em Brasília e participarão de um curso de formação a ser realizado na capital. 

Os finalistas e vencedores serão anunciados no sítio oficial do concurso.

Dúvidas 

Consulte as possíveis dúvidas sobre o concurso. 

1. Minha escola pode inscrever mais de um vídeo? 

Sim. Cada escola poderá escrever um vídeo em cada categoria: 


2. Quanto tempo pode ter o vídeo? 

No máximo 90 segundos (1 minuto e meio), incluindo os créditos. Vídeos que não obedecerem este critério serão automaticamente desclassificados. 

3. Como faço minha inscrição? 

As inscrições serão feitas exclusivamente no formulário que está no menu “Inscrições” do site, no período de 23 de maio a 31 de maio de 2016. 

4. Para onde envio meu vídeo? 

Os vídeos deverão ser postados no site YouTube (www.youtube.com.br) em formato público e com o mesmo título que for informado no formulário de inscrição. Após isso, o diretor(a) de sua escola/IES deverá preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados e inserir o link do vídeo postado no Youtube. 

5. Como faço para postar o vídeo? 

Primeiramente, crie uma conta no YouTube, pois somente usuários autenticados podem enviar vídeos para o site. Para isso, clique no link “criar conta” e preencha o formulário de cadastro. Não se esqueça de ler os termos de uso e de serviço do YouTube e a política de privacidade do Google. Caso tenha dúvidas de como postar o vídeo, acesse a ajuda do YouTube. 

6. Posso postar qualquer tipo de vídeo ou há restrições técnicas? 

Em relação à qualidade técnica, o YouTube recomenda que seu vídeo tenha algumas especificações de áudio e vídeo (codecs de áudio e vídeo, formato do arquivo, tamanho do arquivo, taxa de bits, extensão do arquivo etc). Confira antes de enviar. 

7. Meu vídeo demora muito para ser enviado. O que devo fazer? 

A demora no envio de um vídeo tem relação direta com o tamanho do arquivo e a velocidade de sua internet. Se o vídeo está demorando demais, tente diminuir o tamanho de seu arquivo usando um programa de conversão de vídeo. 

8. Posso usar músicas no meu vídeo? 

Sim, mas fique atento à questão dos direitos autorais. Muitas músicas estão em domínio público, ou seja, não é necessário pedir autorização do autor para utilização. É o caso de músicas clássicas e músicas americanas anteriores a 1922, entre outras. No Brasil, uma música torna-se de domínio público após 70 anos da morte do autor. Além do direito autoral, existe ainda o direito de utilização do fonograma (quem executou a música). Para incluir músicas em seu vídeo, você deve utilizar músicas de domínio público ou ter autorizações de uso dos titulares dos diretos autorais e de utilização do fonograma. Uma alternativa – bem mais divertida e criativa – é juntar os integrantes de sua equipe para fazer a trilha sonora, criando uma nova música ou regravando alguma música de domínio público. 

9. Como os vídeos serão julgados? 

Na primeira etapa, o Ministério da Educação indicará uma equipe de especialistas que escolherá, até dia 07 de junho, os cinco melhores vídeos de cada categoria e nível em cada unidade da federação. Esses cinco finalistas de cada categoria serão submetidos a uma Comissão Julgadora Final, composta por membros indicados pelo Ministério da Educação e parceiros do Pacto da Educação Contra o ZiKa, que indicará o vencedor de cada categoria e nível por estado. Na Categoria Rede Privada serão escolhidos um vencedor por nível em cada unidade da federação. Na Categoria Rede Pública serão escolhidos dois vencedores por nível em cada unidade da federação. Na segunda etapa, os vencedores de cada nível e categoria de todas as unidades da federação concorrerão entre si para que se selecionem os vencedores nacionais. Cada categoria nível terá dois vencedores: um escolhido pela Comissão Julgadora Final, indicada pelo MEC, e outro escolhido por Júri Popular. 

10. Como serão escolhidos os vídeos finalistas? 

A Comissão Julgadora Técnica analisará os vídeos inscritos a partir de critérios como criatividade, originalidade, qualidade e domínio da técnica, adequação ao tema e contemporaneidade da abordagem. 

11. Como serão indicados os vídeos vencedores? 

A Comissão Julgadora Final elegerá os vídeos vencedores a partir dos mesmos critérios usados pela Comissão Julgadora Técnica. O Júri Popular terá ampla liberdade de escolha em sua votação. 

12. Como serei informado se meu vídeo é finalista? 

Após a seleção feita pela Comissão Julgadora Técnica do concurso, o diretor(a) da escola/IES receberá um e-mail comunicando que o vídeo da escola foi escolhido e encontra-se entre os finalistas do estado. 

13. Se meu vídeo não estiver entre os cinco finalistas, ele aparecerá no site do concurso? 

Não. Apenas os vídeos finalistas estarão no site do concurso. 

14. Como fico sabendo que sou um dos vencedores? 

Os vencedores serão anunciados no site do concurso até o dia 7 de julho de 2016.

Contato 

Caso você tenha alguma dúvida que não foi esclarecida no site zikazero.mec.gov.br. Envie um e-mail para pesquisareconhecer@mec.gov.br.