Pré-inscrições abertas para Cursos de licenciatura - Plataforma Paulo Freire

02/02/2015 10:08

 O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), desenvolvido pelo Ministério da Educação, está com período de pré-inscrição aberto para cursos de licenciaturas. 

A oportunidade é para professores da Educação Básica que atuam na rede pública de ensino e que não possuem graduação ou que precisam complementar a formação. 

A pré-inscrição deve ser feita até o dia 13 de março, no site da Plataforma Freire, que disponibiliza orientações e dados como o calendário do Parfor, as instituições participantes e as vagas em oferta.

Os cursos são gratuitos, criados e ministrados por universidades públicas.  As aulas são presenciais e iniciam-se no segundo semestre.

O Parfor ocorre em três etapas por meio da Plataforma Freire. Primeiro as redes públicas informam o número de vagas necessárias, em seguida as instituições de ensino superior definem e informam a oferta de cursos e de vagas, para os educadores fazerem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar.

As secretarias de educação e os institutos federais analisam se os requisitos foram atendidos pelos pré-inscritos. Após validação da inscrição do professor, sua vaga fica garantida.

PRIMEIRA LICENCIATURA

Para as vagas da primeira licenciatura, com duração de quatro anos, são necessários três requisitos: estar vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal; no exercício da atividade do magistério; não ter curso de licenciatura.

GRADUAÇÃO DIFERENTE DA ÁREA QUE LECIONA

Nesta situação, o professor precisa estar há pelo menos, três anos na rede pública para fazer a segunda licenciatura. O curso tem duração de dois a dois anos e meio. 

Para docentes graduados, não licenciados em exercício da docência nas redes públicas, é oferecida a formação pedagógica complementar de 540 horas, ministrada durante um ano.